Em 2012, o Opel Astra
OPC eleva dinâmica ao expoente máximo
· - Motor 2.0 Turbo a gasolina com injeção direta e 280 cv de potência;
· - 400 Nm de binário, 0-100 km/h em 6,0 segundos, velocidade máxima de 250
km/h;
- Chassis exclusivo de alto desempenho com suspensão HiPerStrut e
FlexRide;
- Diferencial autoblocante mecânico multidiscos optimiza a tração;
- Diferencial autoblocante mecânico multidiscos optimiza a tração;
- Travões Brembo de baixo peso resistem melhor à temperatura e
à fadiga;
- Bancos ‘bacquet’ com o prestigiado selo ergonómico "AGR”;
- Design OPC por fora e por dentro.
O potente Astra
OPC de 280 cv vem completar a família de modelos OPC (Opel Performance Center),
na qual se incluem também as versões de altas performances do Corsa e do Insignia.Dotado de um motor
sobrealimentado de 2,0 litros, com injeção direta de gasolina, que debita um elevado
binário de 400 Nm, o novo Astra OPC está apto a acelerar de zero a 100 km/h em
apenas 6,0 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Nunca um
Astra foi tão veloz.
Este motor de quatro cilindros disponibiliza um
binário máximo superior em 25 por cento face ao Astra OPC anterior, debitando,
ao mesmo tempo, mais 40 cv de potência.Isto traduz-se na potência específica de
140 cv por litro – o valor mais elevado de qualquer motor a gasolina produzido
pela Opel até hoje – por comparação com 120 cv do antecessor.O novo motor 2.0
Turbo baseia-se no mais recente propulsor de 2 litros a gasolina da Opel, com
250 cv, acrescentando-lhe 30 cv. Apesar disso, o consumo de combustível baixa 12
por cento e as emissões de CO2 sofrem uma redução de 14 por cento.As
emissões de CO2 do Astra OPC baixaram para 189 g/km (antes eram de
221 g/km) e o consumo para 8,1 litros aos 100 quilómetros (anteriormente 9,2
l/100 km).
Os engenheiros da Opel desenvolveram um sistema de
admissão totalmente novo destinado a conduzir a maior quantidade possível de ar
até ao turbocompressor. Por seu turno, o sistema de escape foi optimizado ao nível
do fluxo dos gases. O turbocompressor ganhou novos componentes para suportar
maior pressão, com reflexos no aumento da durabilidade.
Chassis de elevado desempenho: FlexRide, HiPerStrut e
diferencial autoblocante
A Opel concebeu
para o novo Astra OPC um chassis de elevado desempenho, especialmente orientado
para uma dinâmica em curva referencial, capaz de fazer jus ao potente motor de
280 cv e 400 Nm.O chassis integra diversos elementos decisivos para elevar o
comportamento em estrada a patamares ainda mais altos:conjuntos
mola/amortecedor com configuração especial HiPerStrut na suspensão dianteira,
sistema FlexRide com amortecimento controlado eletronicamente, diferencial
autoblocante mecânico multidiscos e travões Brembo de alta performance.
O sistema FlexRide
permite modificar a pressão de funcionamento dos amortecedores, a resposta da
assistência da direção e o curso do pedal do acelerador.É possível optar entre
três modos diferentes, oferecendo cada um deles afinações e dinâmicas
específicas.O modo ‘Standard’ está regulado para uma aplicação genérica, onde
ganha preponderância o conforto para a maior parte das situações de condução
quotidianas. Ao toque de um botão, o modo ‘Sport’ torna a suspensão mais ‘dura’
– a agilidade aumenta através da redução da inclinação da carroçaria – e a
direção torna-se mais ‘direta’.Por seu turno, o modo ‘OPC’ eleva a dinâmica ao
expoente máximo:a direção torna-se ainda menos assistida que no modo ‘Sport’, o
acelerador passa a ter uma resposta mais rápida e as regulações de todos os
componentes do chassis são orientadas para a obtenção do máximo desempenho.
As jantes de liga
leve de 19”, que fazem parte do equipamento de série, acrescentam a necessária
dinâmica desportiva ao Astra OPC.Para além disso, os engenheiros da Opel
concentraram-se na afinação de base do chassis para ir ao encontro dos padrões
OPC, dotando-o de molas, amortecedores e casquilhos específicos.
A transmissão do
Astra OPC conta com um diferencial autoblocante mecânico multidiscos que
assegura níveis de tração superiores.Este dispositivo, que incorpora vários
discos de fricção, evita a ‘patinagem’ de rodas em curvas efetuadas sob
aceleração forte.O diferencial assegura uma resposta progressiva e a transição
adequada entre aceleração e desaceleração, eliminando, desta forma, influências
nefastas na direção e na estabilidade da travagem.
O controlo de
estabilidade ESP do Astra OPC possui três modos diferentes de operação que
permitem ao condutor determinar o caráter mais ou menos desportivo e desafiante
da sua condução.O primeiro é o modo ‘Standard’, que garante elevados níveis de
segurança na condução do dia-a-dia, e o segundo é o modo ‘Competitivo’, no qual
é aumentado o limiar de intervenção dos sistemas automáticos.O terceiro modo
permite ao condutor desativar o ESP, sendo por isso conhecido como ‘ESP-off’.
O sistema de travagem do
Astra OPC foi concebido para corresponder às características de alta performance do modelo, mesmo em
utilização nos limites. Os engenheiros do Opel Performance Center recorreram a
uma solução Brembo com servo-freio de 18”, com discos ventilados perfurados de
355x32 mm e pinças de quatro êmbolos à frente. O Astra OPC dispõe
igualmente de pastilhas de travão de elevado desempenho. De uma maneira geral,
a opção por travões Brembo traduz-se em maior resistência à temperatura em
utilização intensa e melhor feedback
em travagens prolongadas.
De acordo com a
tradição OPC, o Astra mais rápido de sempre foi sujeito a duros testes no
circuito grande (“Nordschleife”) de Nürburgring, na Alemanha.Todos os modelos
OPC são testados e afinados no “Green Hell”, amplamente considerado como a
pista de competição mais dura e exigente do mundo.A alcunha de “Green Hell” foi
dada pelo piloto britânico JackieStewart.
Durante a fase de
desenvolvimento, os modelos OPC têm de passar num teste de resistência de
10.000 quilómetros, a alta velocidade, nos 20,8 km do “Nordschleife”.Isto
equivale a cerca de 180.000 quilómetros em estrada.Nestas condições extremas, é
possível avaliar o automóvel para garantir a fiabilidade dos componentes e
encontrar as melhores regulações para obter o máximo desempenho dinâmico.
Design expressivo
A carroçaria do
Astra OPC exprime paixão por potência e velocidade.O habitáculo reflete o mesmo
ambiente, com bancos dianteiros ‘bacquet’ de baixo peso, um volante especial
com base plana, e o novo e inédito “PowerApp” para iPhone que permite ao
condutor aceder a dezenas de dados em tempo real através da ligação à rede
CAN-bus de transmissão de dados do automóvel. Os materiais de elevada qualidade
e os elementos decorativos OPC exclusivos criam uma atmosfera simultaneamente
desportiva e requintada.
Por comparação com
o GTC, o Astra OPC possui uma estética mais agressiva graças aos volumosos
pára-choques dianteiro e traseiro, às saias laterais, ao spoiler traseiro colocado no topo da tampa da mala e às duas saídas
de escape de formato trapezoidal.Além das jantes de liga leve de 19 polegadas,
que são de série, estão disponíveis jantes de 20".Os clientes que
pretendam acrescentar um toque ainda mais arrojado ao Astra OPC poderão
adquirir o Pack OPC.
O novo volante
OPC, com base plana, inspirou-se na competição automóvel. Tem um diâmetro 10 mm
mais pequeno que nos restantes membros da família Astra, tornando a direção com
sensação ainda mais precisa e direta.As áreas onde assentam naturalmente os
polegares das mãos do condutor foram reformuladas para otimizar a pega e
oferecer melhor visibilidade dos instrumentos.
Os bancos desportivos ‘bacquet’, construídos com
recurso à mais recente tecnologia, foram certificados pela AGR
(“AktionGesunderRückene.V”), uma organização independente formada por especialistas
em ergonomia.Os engenheiros do OPC recorreram a novas técnicas para reduzir o
peso de cada banco, utilizando materiais leves na estrutura.
Os novos bancos dianteiros proporcionam uma posição
de condução mais baixa e apoio lateral melhorado, oferecendo 18 possibilidades
diferentes de regulação.Entre elas está o ajustamento pneumático dos flancos do
banco, o que é inédito no segmento dos desportivos compactos de topo.
Palmarés invejáveis do emblema OPC
A mais recente
geração Astra OPC sublinha de forma acentuada o potencial desportivo do Astra e
o expoente técnico associado ao emblema OPC. Nos últimos sete anos foram
vendidas mais de 15.000 unidades Astra OPC da anterior geração.A par do Corsa
OPC, o Astra está entre os modelos OPC mais vendidos.A Opel prevê comercializar
cerca de 10.000 unidades com o emblema OPC nos próximos 12 meses.Destas, cerca
de metade serão Astra OPC, 3000 Corsas e as restantes serão Insignia. As vendas
anuais de automóveis compactos com mais de 271 cv na Europa cifram-se em cerca
de 14.000 unidades.Com base nestes números, a Opel espera alcançar uma quota de
cerca de 30 por cento das vendas de automóveis compactos de alta performance na Europa.
O Opel Performance
Center (OPC), responsável, desde 1999, pelas versões desportivas da gama Opel,
é um elemento-chave do perfil da marca.Incorpora elevados níveis de emoção e de
paixão, design marcante e tecnologia
de ponta.Os modelos com a sigla OPC posicionam-se na vanguarda das respectivas
gamas.Entre os atuais modelos OPC contam-se o Corsa com 192 cv (210 cv na série
Nürburgring Edition) e o Insignia OPC, disponível nas versões sedan de quatro
portas e Sports Tourer, com 325 cv.
Motor
|
Astra
OPC 2.0 Turbo
|
|
Classificação de emissões
|
Euro 5
|
|
Combustível
|
Gasolinasemchumbo,
98 ron
|
|
Número de cilindros
|
4
|
|
Cilindrada
|
cm³
|
1998
|
Potênciamáxima
|
cv (kW)
|
280 (206)
|
rpm
|
5500
|
|
BinárioMáximo
|
Nm
|
400
|
rpm
|
2500-4500
|
|
Depósito de combustível
|
litros
|
56
|
Transmissão
|
||
Manual, 6 velocidades
|
||
Performances
|
||
Velocidademáxima
|
km/h
|
250
|
Aceleração 0 – 100 km/h
|
s
|
6,0
|
Consumos e emissões
|
||
Emissões CO2 (misto)
|
g/km
|
189
|
Urbano
|
l/100 km
|
10,8
|
Extraurbano
|
l/100 km
|
6,5
|
Misto
|
l/100 km
|
8,1
|
Chassis
|
||
Eixodianteiro
|
Suspensãoindependente com HyperStrut
|
|
Eixotraseiro
|
Eixo
de torção composto com ligação de Watt
|
NOTA: Todos os dados referem-se ao modelo base europeu com
equipamento de série. Os dados de
consumo segundo 1999/100/CE baseiam-se no peso em ordem de marcha do veículo
conforme estipulado por esta regulamentação. O acréscimo de equipamento
adicional poderá gerar consumos de combustível e emissões de CO2
superiores aos valores mencionados. Para além disso, podem aumentar o peso em
ordem de marcha do veículo e, em alguns casos até, o peso bruto do veículo e
cargas máximas admissíveis sobre os eixos, reduzindo assim a carga de reboque
admissível. Tal poderá traduzir-se numa diminuição da velocidade máxima e num
aumento do tempo de aceleração. As prestações mencionadas só são possíveis com
o peso em ordem de marcha (automóvel vazio – sem condutor – com um peso de 200
kg).
Dimensões e pesos
|
|
Dimensões(mm)
|
Astra OPC
|
Comprimento
|
4466
|
Largura incluindo / excluindo espelhos retrovisores
|
2020 /
1840
|
Altura (veículovazio)
|
1482
|
Distância entre eixos
|
2695
|
Via dianteira
|
1584
|
Via traseira
|
1588
|
Diâmetro de viragem
(m)
|
|
Entre paredes
|
11,4
|
Entre passeios
|
10,9
|
Dimensões da bagageira (mm)
|
|
Comprimento do piso até às costas do banco
|
855
|
Comprimento do piso com os bancos traseiros rebatidos
|
1617
|
Largura
|
980
|
Altura
|
768
|
Plano de carga
|
536
|
Altura da abertura da bagageira
|
512
|
Largura da abertura da bagageira
|
870-968
|
Capacidade da bagageira (l) (de acordo com ECIE)
|
|
Bagageira
|
380
|
Bagageira com bancos traseiros rebatidos, até ao
topo das costas dos bancos dianteiros
|
765
|
Bagageira com bancos traseiros rebatidos, até ao
tejadilho
|
1165
|
Pesos e cargas por eixo (kg)
|
|
Peso, incluindo condutor (norma 70/156/EEC)
|
1550
|
Peso Bruto
|
2045
|
Cargaadmissível
|
495
|
Carga máxima no eixo dianteiro
|
1140
|
Carga
máxima no eixo traseiro
|
930
|
Carga
máxima no tejadilho
|
100
|
Opel Astra OPC Extreme
O Astra OPC Extreme
foi apresentado pela Opel no Salão Automóvel de Genebra de 2014.
O veículo tem genes das corridas e foi desenvolvido na pista mais exigente do mundo, o circuito grande de Nürburgring. Está equipado com um motor 2.0 Turbo que debita mais de 300cv de potência e integra vários componentes oriundos do seu ‘homólogo’ de competição do campeonato Opel Astra OPC Cup. O Astra OPC Extreme foi desenvolvido diretamente a partir da versão Cup e traz tecnologia das corridas para a estrada.
Sob o capot de fibra de carbono do Extreme encontra-se o motor de quatro cilindros mais potente jamais produzido pela Opel. A versão radical está equipada com uma caixa manual de seis velocidades e por um diferencial autoblocante. O OPC Extreme é 100 kg mais leve que o Astra OPC graças a vários componentes fabricados em fibra de carbono.
Graças à redução de peso alcançada, o Astra OPC Extreme é mais agil e tem um melhor comportamento dinâmico global. A melhoria na relação peso-potência permite ao Extreme curvar com mais precisão. As molas e os amortecedores da suspensão são reguláveis, tal como num automóvel de competição.
Também no que toca ao ‘design’, o Astra OPC Extreme vai além do Astra OPC. No lugar do banco traseiro está um arco de segurança (roll bar). O condutor e passageiro usufruem de ‘bacquets’ Recaro especiais e de cintos de segurança de seis apoios da Schroth. O volante é reforçado a carbono e forrado a camurça. Em várias secções da carroçaria, dentro e fora, surgem aplicações com a assinatura Opel Motorsport, como nas embaladeiras e no ‘spoiler’ dianteiro.
O veículo tem genes das corridas e foi desenvolvido na pista mais exigente do mundo, o circuito grande de Nürburgring. Está equipado com um motor 2.0 Turbo que debita mais de 300cv de potência e integra vários componentes oriundos do seu ‘homólogo’ de competição do campeonato Opel Astra OPC Cup. O Astra OPC Extreme foi desenvolvido diretamente a partir da versão Cup e traz tecnologia das corridas para a estrada.
Sob o capot de fibra de carbono do Extreme encontra-se o motor de quatro cilindros mais potente jamais produzido pela Opel. A versão radical está equipada com uma caixa manual de seis velocidades e por um diferencial autoblocante. O OPC Extreme é 100 kg mais leve que o Astra OPC graças a vários componentes fabricados em fibra de carbono.
Graças à redução de peso alcançada, o Astra OPC Extreme é mais agil e tem um melhor comportamento dinâmico global. A melhoria na relação peso-potência permite ao Extreme curvar com mais precisão. As molas e os amortecedores da suspensão são reguláveis, tal como num automóvel de competição.
Também no que toca ao ‘design’, o Astra OPC Extreme vai além do Astra OPC. No lugar do banco traseiro está um arco de segurança (roll bar). O condutor e passageiro usufruem de ‘bacquets’ Recaro especiais e de cintos de segurança de seis apoios da Schroth. O volante é reforçado a carbono e forrado a camurça. Em várias secções da carroçaria, dentro e fora, surgem aplicações com a assinatura Opel Motorsport, como nas embaladeiras e no ‘spoiler’ dianteiro.
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