A apresentação foi feita em 1998, produzido entre 1998
e 2002, este bólide com carroçaria do tipo "Shooting Break" possuía
duas caraterísticas interessantes: o magnifico motor de 321 cavalos de potência
e o grande porta traseira para acesso uma bagageira bastante ampla. O design do
MG GT, o Z3 M Coupé não deixou de ser considerado pela imprensa fora um
verdadeiro desportivo. Reunia a mecânica do BMW M3 (E36) e o design Chris
Bangle responsável pela transformação do Z3 Roadster em Coupé.
Motor - nascido com o objetivo de atrair o mercado
norte americano, o BMW Z3 sempre foi considerado pelos europeus como um carro
motorização débil e com pouco interessante. Mas quando surgiu a versão M do
modelo, todos os críticos calaram-se. O motor oriundo do M3 foi colocado no
chassi do roadster Z e depois na versão coupé. O motor atmosférico tinha seis
cilindros em linha (conhecido como S50) com 3201cc de cilindrada, prepara do
pela divisão desportiva M GmbH da BMW. Contava com dupla árvore de cames à
cabeça, sete apoios de cambota, sistema de distribuição variável na admissão e
escape (duplo Vanos) comandado por quatro válvulas por cilindro e injeção electrotécnica Siemens MS S50, taxa de compressão de 11.3:1, resultante 321
cavalos de potência às 7400 rpm e um binário de 350 Nm às 3250 rpm, suficiente
para queimar os pneus traseiros, ligados ao motor por uma caixa de 5
velocidades. Velocidade máxima limitada aos 250 km/h o Z3 M possuía uma
aceleração dos 0 aos 100 km/h de 5,4 segundos. Nos EUA até ao ano 2000 não
tinha o motor 3.2, sendo servido por uma evolução do bloco M52 partilhado pelo
Z3 2.8 com 240 cavalos de potência, só a partir de Fev/2001 tinha um motor
adaptado tipo S54 do M3 (E46), mantendo os 6 cilindros alinhados com 3246 cc
alimentado por sistema de injeção electrónica Bosch Motronic MS S50 com 325
cavalos de potência às 7400 rpm e binário de 350 Nm às 4900 rpm. Mas a grande
novidade era a introdução de uma caixa de 6 velocidades o que neutralizava um
dos maiores problema da 1ª versão do Z3 M Coupé. Pesava mais 40 kg do que a
versão S50, tendo agora 1390 kg, menos 0,1 s dos 0 aos 100km/h, os consumos idênticos (7,9l/100 km em auto-estrada e 16,6l/100 km em cidade).
O interesse deste bólide reside na forma
divertida que o condutor pretende fazer, execução de curvas provocando
verdadeiras descargas de adrenalina. Utilizando um chassi da versão roadster, o
M Coupé tem um chassi 2,6 vezes superior mais resistente, tendo 16400 Nm/grau
de rigidez torsional sendo o carro mais rígido de sempre em Munique, permitindo
aos técnicos utilizar uma afinação de chassi mais firme, amortecedores e molas
mais rígidas, barras anti rolamento mais desenvolvidas e apoios ao motor
semelhantes à versão de competição.
Mais fotos:
Dados técnicos:
Motor: 6 cilindros em linha, longitudinal dianteiro
Distribuição e nº de válvulas por cilindro: 2 árvores de cames; 4
Diâmetro x curso: 86.4 mm x 91 mm
Cilindrada: 3201
Alimentação: injecção eletrónica Siemens MS S50
Potência máxima: 321 / 7400 rpm
Binário máximo: 350Nm / 3250 rpm
Suspensão:
Frontal - independente, triângulos sobrepostos
Traseira - independente, triângulos obliquos e molas helicoidais
Barra anti-aproximação e amortecedores telescópicos
Transmissão: Traseira; caixa manual de 5 velocidades
Direção: Assistida; Pinhão e cremalheira
Travões: Disco nas 4 rodas, ventilados à frente
Capacidade do depósito: 51 litros
Jantes/Pneus:
Frente:7,5J 225/45 ZR17
Atrás: 9J 245/40 ZR17
Peso: 1350 kg
Aceleração: 5,4 segundos dos 0 aos 100 km/h
Velocidade máxima: 250 km/h
Sem comentários:
Enviar um comentário