De 1999 até ao
Astra mais veloz de sempre - História do Astra OPC
Completada a gama OPC nos segmentos médio, compacto e pequeno. O novo Astra OPC traz ainda mais paixão e dinamismo à marca Opel.
A gama de modelos OPC de alta performance acaba de ser complementada com o novo Astra. Isto significa que, com o Insignia, o Astra e o Corsa, a Opel
passa a dispor de uma versão OPC nos segmentos médio, compacto e utilitário. OOPC
mais recente sublinha de forma vincada o potencial dinâmico do modelo Astra e a
sofisticação técnica associada ao emblema OPC.
Desde o primeiro modelo, que surgiu no ano de 1999
(160 cv de potência, 188 Nm de binário máximo e 220 km/h de velocidade máxima),
o Astra OPC evoluiu para o Astra mais rápido e mais potente da história da
Opel, com potência de 280 cv, binário de 400 Nm e velocidade máxima de 250 km/h
a cotarem-se como valores mais elevados que nunca. A maximização da tração e do
comportamento dinâmico é obtida graças a um diferencial autoblocante mecânico, a
um chassis muito evoluído e a um sistema de travões de alta performance.
Nos últimos sete anos foram
comercializadas mais de 22.000 unidades Astra OPC. A par do Corsa OPC, o Astra
está entre os modelos OPC mais vendidos. A Opel prevê vender cerca de
10.000unidades OPC durante os próximos 12 meses. Destas, cerca de metade deverão
ser Astra OPC, 3000 Corsa e as restantes Insignia.
As vendas de automóveis compactos
com mais de 271 cv na Europa cifram-se em cerca de 14.000 unidades por ano. Com
base nestes números, a Opel espera alcançar uma quota de cerca de 30 por cento
das vendas de automóveis compactos de elevada performance na Europa. Isto colocaria a Opel no topo da tabela de
vendas neste segmento específico.
Clientes optam por equipamento desportivo, individualizado e moderno
O emblema OPC e o seu equivalente britânico “VXR”
estão estreitamente associados ao desporto automóvel, derivando de
participações nos campeonatos de carros de turismo alemão e inglês. Durante o desenvolvimento
destas versões de alta performance, os
engenheiros experimentaram-nas e testaram-nas nas condições mais duras em
várias partes do mundo, incluindo pistas de competição. Por estas razões, o
Astra OPC sempre atraiu os clientes que apreciam a ligação histórica ao
desporto automóvel.
O Astra OPC não se destina apenas
a automobilistas que gostam de estradas abertas; as dimensões compactas do
modelo são uma das características que o tornam igualmente adequado para a
condução citadina. Os estudos mostram que a maioria dos clientes Astra OPC são
do género masculino, com cerca de trinta anos e estilos de vida muito ativos.
Note-se que os proprietários do Astra GTC situam-se tendencialmente na faixa
etária de quarenta anos, o que revela que o OPC atrai um segmento de clientes
mais jovens. Entre estes contam-se muitos entusiastas do desporto automóvel que
apreciam a emoção de conduzir um coupé desportivo de alta performance como o
Astra OPC. Trata-se de clientes que usam frequentemente as redes sociais para se
manterem em contacto com os amigos. Por isso, a “PowerApp” para iPhone,
disponibilizada pela primeira vez no Astra OPC, suscitará bastante interesse,
já que combina o interesse de medir prestações e obter dados com os meios de
comunicação disponíveis nos smartphones.
A base de clientes dos modelos OPC
interessa-se tradicionalmente por equipamento opcional da gama mais alta. Por
exemplo, um terço dos clientes OPC na Alemanha opta por bancos forrados a couro.
Mais de 70 por cento dos clientes OPC escolhem jantes de 20” e não as de 19” de
série. Estas são provas de que o cliente típico do Astra OPC valoriza o caráter
dinâmico do automóvel a par do equipamento topo de gama.
A marca OPC: performance e paixão desde 1999
O Opel Performance Center (OPC), responsável, desde
1999, pelas versões de elevadas performances
da gama Opel, é um elemento-chave no perfil da marca. Integra nos seus produtos
um elevado nível de emoção e de paixão por design
marcante, por tecnologia de ponta e por extraordinária dinâmica em estrada. Os
modelos com a sigla “OPC” posicionam-se no topo de cada gama e demonstram a
elevada capacidade técnica da marca.
Ao longo dos anos, os modelos OPC ganharam estatuto
de embaixadores de alta performance
da marca, agregando um fator emocional e obtendo, simultaneamente, sucesso
comercial. Desde 1999, foram comercializadas em todo o mundo cerca de 60.000
unidades OPC. O mais vendido até à data foi o Astra OPC (22.000 unidades, entre
os anos de 1999 e 2000, e 2002 e 2011), à frente do Corsa OPC (17.000
matrículas entre 2007-2011), e do Zafira OPC (cerca de 15.600 unidades, entre
2001 e 2010) que, na qualidade de “monovolume mais rápido da Europa”, definiu
um novo nicho desportivo no segmento. O Insignia OPC comercializou mais de 4200
unidades desde o seu lançamento em 2009. No ano passado, 75 por cento das
vendas OPC (incluindo o Corsa, o Astra e o Insignia) registaram-se nos
principais mercados europeus, entre os quais a Alemanha (34%), o Reino Unido(23%)
e a Suíça (15%).
Os modelos do segmento dos familiares de alta performance deram um importante
contributo para o sucesso de vendas OPC. As bases foram lançadas pelo Vectra
OPC, com mais de 3000 unidades vendidas entre 2005 e 2008.
‘OPC Line’
para todos os modelos de produção Opel
Para além dos clientes de modelos OPC, muitos optam
por individualizar o seu modelo Opel de produção com acessórios ‘OPC Line’, que
podem ser encomendados diretamente à fábrica para automóveis novos. Quem já
possua um Opel poderá equipá-lo num distribuidor ou reparador autorizado Opel.
A ‘OPC Line’ inclui componentes de carroçaria, jantes de liga leve e acessórios
como volantes e punhos de alavancas de caixa de velocidades desenvolvidos pelos
designers para cada modelo. Todos os
artigos são de elevada qualidade e fazem-se acompanhar de uma garantia de
fábrica de 24 meses.
Formação OPC
de condução avançada
As sessões exclusivas de
formação de condução OPC, disponíveis desde 2006, são extremamente populares
junto de condutores que pretendem conhecer melhor a dinâmica de condução de
modelos com desempenhos superiores. Estão abertas tanto a condutores de Opel ou
proprietários de modelos OPC, como também a condutores de veículos de qualquer
outra marca.
A exclusividade do evento,
com a duração de um dia, começa na localização. Tudo se passa no centro de
ensaios Opel em Dudenhofen, geralmente de acesso muito restrito, onde os
protótipos e futuros modelos Opel são desenvolvidos para produção em série. Os
participantes aprendem a utilizar a dinâmica dos modelos OPC de forma segura e
controlada contando com a ajuda de uma equipa profissional de instrutores
liderada por Joachim Winkelhock, antigo piloto de fábrica da Opel. O principal
objetivo da formação é aprender a retirar o máximo prazer da condução através
do máximo controlo do veículo.
Marcos OPC:
1997:Fundado
o Opel Performance Center (OPC)
1999: Lançamentodo Astra OPC da primeira geração
(motor ‘atmosférico’ de 2,0 litros, 160 cv) – a edição limitada de 3000
unidades esgota-se em quatro meses.
2001: Lançamentodo Zafira OPC da primeira geração
(motor 2.0 Turbo, 200 cv) – cerca de 12.000 unidades vendidas até à atualização
do modelo em 2005.
2002:
Lançamento no mercado do Astra OPC da segunda geração (motor 2.0 Turbo, 200 cv)
– disponível na versão de três portas e station
wagon.
2004:
Lançamento da‘OPCLine’.
2005: Lançamentodo Astra OPC da terceira geração
(motor 2.0 Turbo, 240 cv); Lançamento do Zafira OPC da segunda geração
(motor 2.0 Turbo, 240 cv); Lançamento do Vectra OPC (motor 2.8 V6 Turbo, 255 cv)
– disponível nas versões berlina de quatro portas e station wagon.
2006:
Lançamento do Meriva OPC (motor 1.6 Turbo, 180 cv); evolução do 2.8 V6 Turbo
para 280 cv, no Vectra OPC.
2007: Lançamento do Corsa D OPC (1.6 Turbo, 192 cv);
transmissão automática opcional de seis velocidades para o Vectra OPC.
2008: Astra OPC “Nürburgring Edition” em edição
limitada.
2009: Lançamentodo Insignia OPC – disponível nas
versões berlina de quatro portas e Sports Tourer, equipado com o motor de
produção Opel mais potente de todos os tempos (325 cv).
2010: Final da segunda época do casting de pilotos de competição Opel
“OPC Race Camp”; ao volante de dois Astra OPC, as equipas terminam em 2º e
3ºlugares da sua classe (SP3T) e 19º e 22º na classificação geral (196
automóveis) na mítica corrida 24 Horas deNürburgring, disputada no circuito
grande (Nordschleife).
2011: Início da produção e lançamento do Corsa OPC
“Nürburgring Edition” (210 cv); estreia do Insignia OPC Unlimited, sem
limitador eletrónico de velocidade máxima.
2012: O Astra OPC J está equipado com motor 2.0 Turbo com injecção directa de gasolina. A potência máxima é de 280 cv e o binário atinge uns expressivos 400 Nm. O Astra OPC pode alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. Nunca até aqui um Astra foi tão veloz.
2014: Versão actualizada do Insignia - com um novo visual. O novo
estilo da dianteira e da traseira, onde continuam a pontuar elementos de design da
linha OPC, O chassi do Insignia OPC
surge com novas evoluções. Novo software do
sistema ESP, reprogramação do software do
sistema FlexRide de controlo electrónico da suspensão entre outros.
2015: Novo Opel Corsa OPC ainda mais eficiente que o antecessor conta com um motor 1.6 Turbo com 207 cv de potência e binário de 280 Nm, aceleração 0-100 km/h em apenas 6,8 segundos velocidade máxima de 230 km/h, com destaque da adopção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão.
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