sábado, 22 de dezembro de 2012

OPC - Centro de Performance da Opel



De 1999 até ao Astra mais veloz de sempre - História do Astra OPC



   Completada a gama OPC nos segmentos médio, compacto e pequeno. O novo Astra OPC traz ainda mais paixão e dinamismo à marca Opel.



A gama de modelos OPC de alta performance acaba de ser complementada com o novo Astra. Isto significa que, com o Insignia, o Astra e o Corsa, a Opel passa a dispor de uma versão OPC nos segmentos médio, compacto e utilitário. OOPC mais recente sublinha de forma vincada o potencial dinâmico do modelo Astra e a sofisticação técnica associada ao emblema OPC.



Desde o primeiro modelo, que surgiu no ano de 1999 (160 cv de potência, 188 Nm de binário máximo e 220 km/h de velocidade máxima), o Astra OPC evoluiu para o Astra mais rápido e mais potente da história da Opel, com potência de 280 cv, binário de 400 Nm e velocidade máxima de 250 km/h a cotarem-se como valores mais elevados que nunca. A maximização da tração e do comportamento dinâmico é obtida graças a um diferencial autoblocante mecânico, a um chassis muito evoluído e a um sistema de travões de alta performance.



Nos últimos sete anos foram comercializadas mais de 22.000 unidades Astra OPC. A par do Corsa OPC, o Astra está entre os modelos OPC mais vendidos. A Opel prevê vender cerca de 10.000unidades OPC durante os próximos 12 meses. Destas, cerca de metade deverão ser Astra OPC, 3000 Corsa e as restantes Insignia.



As vendas de automóveis compactos com mais de 271 cv na Europa cifram-se em cerca de 14.000 unidades por ano. Com base nestes números, a Opel espera alcançar uma quota de cerca de 30 por cento das vendas de automóveis compactos de elevada performance na Europa. Isto colocaria a Opel no topo da tabela de vendas neste segmento específico.




Clientes optam por equipamento desportivo, individualizado e moderno



O emblema OPC e o seu equivalente britânico “VXR” estão estreitamente associados ao desporto automóvel, derivando de participações nos campeonatos de carros de turismo alemão e inglês. Durante o desenvolvimento destas versões de alta performance, os engenheiros experimentaram-nas e testaram-nas nas condições mais duras em várias partes do mundo, incluindo pistas de competição. Por estas razões, o Astra OPC sempre atraiu os clientes que apreciam a ligação histórica ao desporto automóvel.



O Astra OPC não se destina apenas a automobilistas que gostam de estradas abertas; as dimensões compactas do modelo são uma das características que o tornam igualmente adequado para a condução citadina. Os estudos mostram que a maioria dos clientes Astra OPC são do género masculino, com cerca de trinta anos e estilos de vida muito ativos. Note-se que os proprietários do Astra GTC situam-se tendencialmente na faixa etária de quarenta anos, o que revela que o OPC atrai um segmento de clientes mais jovens. Entre estes contam-se muitos entusiastas do desporto automóvel que apreciam a emoção de conduzir um coupé desportivo de alta performance como o Astra OPC. Trata-se de clientes que usam frequentemente as redes sociais para se manterem em contacto com os amigos. Por isso, a “PowerApp” para iPhone, disponibilizada pela primeira vez no Astra OPC, suscitará bastante interesse, já que combina o interesse de medir prestações e obter dados com os meios de comunicação disponíveis nos smartphones.



A base de clientes dos modelos OPC interessa-se tradicionalmente por equipamento opcional da gama mais alta. Por exemplo, um terço dos clientes OPC na Alemanha opta por bancos forrados a couro. Mais de 70 por cento dos clientes OPC escolhem jantes de 20” e não as de 19” de série. Estas são provas de que o cliente típico do Astra OPC valoriza o caráter dinâmico do automóvel a par do equipamento topo de gama.



A marca OPC: performance e paixão desde 1999



O Opel Performance Center (OPC), responsável, desde 1999, pelas versões de elevadas performances da gama Opel, é um elemento-chave no perfil da marca. Integra nos seus produtos um elevado nível de emoção e de paixão por design marcante, por tecnologia de ponta e por extraordinária dinâmica em estrada. Os modelos com a sigla “OPC” posicionam-se no topo de cada gama e demonstram a elevada capacidade técnica da marca.



Ao longo dos anos, os modelos OPC ganharam estatuto de embaixadores de alta performance da marca, agregando um fator emocional e obtendo, simultaneamente, sucesso comercial. Desde 1999, foram comercializadas em todo o mundo cerca de 60.000 unidades OPC. O mais vendido até à data foi o Astra OPC (22.000 unidades, entre os anos de 1999 e 2000, e 2002 e 2011), à frente do Corsa OPC (17.000 matrículas entre 2007-2011), e do Zafira OPC (cerca de 15.600 unidades, entre 2001 e 2010) que, na qualidade de “monovolume mais rápido da Europa”, definiu um novo nicho desportivo no segmento. O Insignia OPC comercializou mais de 4200 unidades desde o seu lançamento em 2009. No ano passado, 75 por cento das vendas OPC (incluindo o Corsa, o Astra e o Insignia) registaram-se nos principais mercados europeus, entre os quais a Alemanha (34%), o Reino Unido(23%) e a Suíça (15%).



Os modelos do segmento dos familiares de alta performance deram um importante contributo para o sucesso de vendas OPC. As bases foram lançadas pelo Vectra OPC, com mais de 3000 unidades vendidas entre 2005 e 2008.



‘OPC Line’ para todos os modelos de produção Opel   



Para além dos clientes de modelos OPC, muitos optam por individualizar o seu modelo Opel de produção com acessórios ‘OPC Line’, que podem ser encomendados diretamente à fábrica para automóveis novos. Quem já possua um Opel poderá equipá-lo num distribuidor ou reparador autorizado Opel. A ‘OPC Line’ inclui componentes de carroçaria, jantes de liga leve e acessórios como volantes e punhos de alavancas de caixa de velocidades desenvolvidos pelos designers para cada modelo. Todos os artigos são de elevada qualidade e fazem-se acompanhar de uma garantia de fábrica de 24 meses.



Formação OPC de condução avançada



As sessões exclusivas de formação de condução OPC, disponíveis desde 2006, são extremamente populares junto de condutores que pretendem conhecer melhor a dinâmica de condução de modelos com desempenhos superiores. Estão abertas tanto a condutores de Opel ou proprietários de modelos OPC, como também a condutores de veículos de qualquer outra marca. 



A exclusividade do evento, com a duração de um dia, começa na localização. Tudo se passa no centro de ensaios Opel em Dudenhofen, geralmente de acesso muito restrito, onde os protótipos e futuros modelos Opel são desenvolvidos para produção em série. Os participantes aprendem a utilizar a dinâmica dos modelos OPC de forma segura e controlada contando com a ajuda de uma equipa profissional de instrutores liderada por Joachim Winkelhock, antigo piloto de fábrica da Opel. O principal objetivo da formação é aprender a retirar o máximo prazer da condução através do máximo controlo do veículo.



Marcos OPC:



1997:Fundado o Opel Performance Center (OPC)



1999:  Lançamentodo Astra OPC da primeira geração (motor ‘atmosférico’ de 2,0 litros, 160 cv) – a edição limitada de 3000 unidades esgota-se em quatro meses.



2001:  Lançamentodo Zafira OPC da primeira geração (motor 2.0 Turbo, 200 cv) – cerca de 12.000 unidades vendidas até à atualização do modelo em 2005.



2002: Lançamento no mercado do Astra OPC da segunda geração (motor 2.0 Turbo, 200 cv) – disponível na versão de três portas e station wagon.



2004: Lançamento da‘OPCLine’.



2005:  Lançamentodo Astra OPC da terceira geração (motor 2.0 Turbo, 240 cv); Lançamento do Zafira OPC da segunda geração (motor 2.0 Turbo, 240 cv); Lançamento do Vectra OPC (motor 2.8 V6 Turbo, 255 cv) – disponível nas versões berlina de quatro portas e station wagon.



2006: Lançamento do Meriva OPC (motor 1.6 Turbo, 180 cv); evolução do 2.8 V6 Turbo para 280 cv, no Vectra OPC.



2007:  Lançamento do Corsa D OPC (1.6 Turbo, 192 cv); transmissão automática opcional de seis velocidades para o Vectra OPC.



2008:  Astra OPC “Nürburgring Edition” em edição limitada.



2009:  Lançamentodo Insignia OPC – disponível nas versões berlina de quatro portas e Sports Tourer, equipado com o motor de produção Opel mais potente de todos os tempos (325 cv).



2010:  Final da segunda época do casting de pilotos de competição Opel “OPC Race Camp”; ao volante de dois Astra OPC, as equipas terminam em 2º e 3ºlugares da sua classe (SP3T) e 19º e 22º na classificação geral (196 automóveis) na mítica corrida 24 Horas deNürburgring, disputada no circuito grande (Nordschleife).



2011:  Início da produção e lançamento do Corsa OPC “Nürburgring Edition” (210 cv); estreia do Insignia OPC Unlimited, sem limitador eletrónico de velocidade máxima.



2012:  O Astra OPC J está equipado com motor 2.0 Turbo com injecção directa de gasolina. A potência máxima é de 280 cv e o binário atinge uns expressivos 400 Nm. O Astra OPC pode alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. Nunca até aqui um Astra foi tão veloz.



2014: Versão actualizada do Insignia - com um novo visual. O novo estilo da dianteira e da traseira, onde continuam a pontuar elementos de design da linha OPC, O chassi do Insignia OPC surge com novas evoluções. Novo software do sistema ESP, reprogramação do software do sistema FlexRide de controlo electrónico da suspensão entre outros.

2015: Novo Opel Corsa OPC ainda mais eficiente que o antecessor conta com um motor 1.6 Turbo com 207 cv de potência e binário de 280 Nm, aceleração 0-100 km/h em apenas 6,8 segundos velocidade máxima de 230 km/h, com destaque da adopção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão.

Opel Astra J OPC 2012



Em 2012, o Opel Astra OPC eleva dinâmica ao expoente máximo



· - Motor 2.0 Turbo a gasolina com injeção direta e 280 cv de potência;
·  - 400 Nm de binário, 0-100 km/h em 6,0 segundos, velocidade máxima de 250 km/h;
 - Chassis exclusivo de alto desempenho com suspensão HiPerStrut e FlexRide;

- Diferencial autoblocante mecânico multidiscos optimiza a tração;
- Travões Brembo de baixo peso resistem melhor à temperatura e à fadiga;
- Bancos ‘bacquet’ com o prestigiado selo ergonómico "AGR”;
- Design OPC por fora e por dentro.

O potente Astra OPC de 280 cv vem completar a família de modelos OPC (Opel Performance Center), na qual se incluem também as versões de altas performances do Corsa e do Insignia.Dotado de um motor sobrealimentado de 2,0 litros, com injeção direta de gasolina, que debita um elevado binário de 400 Nm, o novo Astra OPC está apto a acelerar de zero a 100 km/h em apenas 6,0 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Nunca um Astra foi tão veloz.

Este motor de quatro cilindros disponibiliza um binário máximo superior em 25 por cento face ao Astra OPC anterior, debitando, ao mesmo tempo, mais 40 cv de potência.Isto traduz-se na potência específica de 140 cv por litro – o valor mais elevado de qualquer motor a gasolina produzido pela Opel até hoje – por comparação com 120 cv do antecessor.O novo motor 2.0 Turbo baseia-se no mais recente propulsor de 2 litros a gasolina da Opel, com 250 cv, acrescentando-lhe 30 cv. Apesar disso, o consumo de combustível baixa 12 por cento e as emissões de CO2 sofrem uma redução de 14 por cento.As emissões de CO2 do Astra OPC baixaram para 189 g/km (antes eram de 221 g/km) e o consumo para 8,1 litros aos 100 quilómetros (anteriormente 9,2 l/100 km).



Os engenheiros da Opel desenvolveram um sistema de admissão totalmente novo destinado a conduzir a maior quantidade possível de ar até ao turbocompressor. Por seu turno, o sistema de escape foi optimizado ao nível do fluxo dos gases. O turbocompressor ganhou novos componentes para suportar maior pressão, com reflexos no aumento da durabilidade.

Chassis de elevado desempenho: FlexRide, HiPerStrut e diferencial autoblocante

A Opel concebeu para o novo Astra OPC um chassis de elevado desempenho, especialmente orientado para uma dinâmica em curva referencial, capaz de fazer jus ao potente motor de 280 cv e 400 Nm.O chassis integra diversos elementos decisivos para elevar o comportamento em estrada a patamares ainda mais altos:conjuntos mola/amortecedor com configuração especial HiPerStrut na suspensão dianteira, sistema FlexRide com amortecimento controlado eletronicamente, diferencial autoblocante mecânico multidiscos e travões Brembo de alta performance.

O sistema FlexRide permite modificar a pressão de funcionamento dos amortecedores, a resposta da assistência da direção e o curso do pedal do acelerador.É possível optar entre três modos diferentes, oferecendo cada um deles afinações e dinâmicas específicas.O modo ‘Standard’ está regulado para uma aplicação genérica, onde ganha preponderância o conforto para a maior parte das situações de condução quotidianas. Ao toque de um botão, o modo ‘Sport’ torna a suspensão mais ‘dura’ – a agilidade aumenta através da redução da inclinação da carroçaria – e a direção torna-se mais ‘direta’.Por seu turno, o modo ‘OPC’ eleva a dinâmica ao expoente máximo:a direção torna-se ainda menos assistida que no modo ‘Sport’, o acelerador passa a ter uma resposta mais rápida e as regulações de todos os componentes do chassis são orientadas para a obtenção do máximo desempenho.

As jantes de liga leve de 19”, que fazem parte do equipamento de série, acrescentam a necessária dinâmica desportiva ao Astra OPC.Para além disso, os engenheiros da Opel concentraram-se na afinação de base do chassis para ir ao encontro dos padrões OPC, dotando-o de molas, amortecedores e casquilhos específicos.

A transmissão do Astra OPC conta com um diferencial autoblocante mecânico multidiscos que assegura níveis de tração superiores.Este dispositivo, que incorpora vários discos de fricção, evita a ‘patinagem’ de rodas em curvas efetuadas sob aceleração forte.O diferencial assegura uma resposta progressiva e a transição adequada entre aceleração e desaceleração, eliminando, desta forma, influências nefastas na direção e na estabilidade da travagem.

O controlo de estabilidade ESP do Astra OPC possui três modos diferentes de operação que permitem ao condutor determinar o caráter mais ou menos desportivo e desafiante da sua condução.O primeiro é o modo ‘Standard’, que garante elevados níveis de segurança na condução do dia-a-dia, e o segundo é o modo ‘Competitivo’, no qual é aumentado o limiar de intervenção dos sistemas automáticos.O terceiro modo permite ao condutor desativar o ESP, sendo por isso conhecido como ‘ESP-off’.

O sistema de travagem do Astra OPC foi concebido para corresponder às características de alta performance do modelo, mesmo em utilização nos limites. Os engenheiros do Opel Performance Center recorreram a uma solução Brembo com servo-freio de 18”, com discos ventilados perfurados de 355x32 mm e pinças de quatro êmbolos à frente. O Astra OPC dispõe igualmente de pastilhas de travão de elevado desempenho. De uma maneira geral, a opção por travões Brembo traduz-se em maior resistência à temperatura em utilização intensa e melhor feedback em travagens prolongadas.

De acordo com a tradição OPC, o Astra mais rápido de sempre foi sujeito a duros testes no circuito grande (“Nordschleife”) de Nürburgring, na Alemanha.Todos os modelos OPC são testados e afinados no “Green Hell”, amplamente considerado como a pista de competição mais dura e exigente do mundo.A alcunha de “Green Hell” foi dada pelo piloto britânico JackieStewart.

Durante a fase de desenvolvimento, os modelos OPC têm de passar num teste de resistência de 10.000 quilómetros, a alta velocidade, nos 20,8 km do “Nordschleife”.Isto equivale a cerca de 180.000 quilómetros em estrada.Nestas condições extremas, é possível avaliar o automóvel para garantir a fiabilidade dos componentes e encontrar as melhores regulações para obter o máximo desempenho dinâmico.

Design expressivo

A carroçaria do Astra OPC exprime paixão por potência e velocidade.O habitáculo reflete o mesmo ambiente, com bancos dianteiros ‘bacquet’ de baixo peso, um volante especial com base plana, e o novo e inédito “PowerApp” para iPhone que permite ao condutor aceder a dezenas de dados em tempo real através da ligação à rede CAN-bus de transmissão de dados do automóvel. Os materiais de elevada qualidade e os elementos decorativos OPC exclusivos criam uma atmosfera simultaneamente desportiva e requintada.

Por comparação com o GTC, o Astra OPC possui uma estética mais agressiva graças aos volumosos pára-choques dianteiro e traseiro, às saias laterais, ao spoiler traseiro colocado no topo da tampa da mala e às duas saídas de escape de formato trapezoidal.Além das jantes de liga leve de 19 polegadas, que são de série, estão disponíveis jantes de 20".Os clientes que pretendam acrescentar um toque ainda mais arrojado ao Astra OPC poderão adquirir o Pack OPC.

O novo volante OPC, com base plana, inspirou-se na competição automóvel. Tem um diâmetro 10 mm mais pequeno que nos restantes membros da família Astra, tornando a direção com sensação ainda mais precisa e direta.As áreas onde assentam naturalmente os polegares das mãos do condutor foram reformuladas para otimizar a pega e oferecer melhor visibilidade dos instrumentos.

Os bancos desportivos ‘bacquet’, construídos com recurso à mais recente tecnologia, foram certificados pela AGR (“AktionGesunderRückene.V”), uma organização independente formada por especialistas em ergonomia.Os engenheiros do OPC recorreram a novas técnicas para reduzir o peso de cada banco, utilizando materiais leves na estrutura.



Os novos bancos dianteiros proporcionam uma posição de condução mais baixa e apoio lateral melhorado, oferecendo 18 possibilidades diferentes de regulação.Entre elas está o ajustamento pneumático dos flancos do banco, o que é inédito no segmento dos desportivos compactos de topo.

Palmarés invejáveis do emblema OPC

A mais recente geração Astra OPC sublinha de forma acentuada o potencial desportivo do Astra e o expoente técnico associado ao emblema OPC. Nos últimos sete anos foram vendidas mais de 15.000 unidades Astra OPC da anterior geração.A par do Corsa OPC, o Astra está entre os modelos OPC mais vendidos.A Opel prevê comercializar cerca de 10.000 unidades com o emblema OPC nos próximos 12 meses.Destas, cerca de metade serão Astra OPC, 3000 Corsas e as restantes serão Insignia. As vendas anuais de automóveis compactos com mais de 271 cv na Europa cifram-se em cerca de 14.000 unidades.Com base nestes números, a Opel espera alcançar uma quota de cerca de 30 por cento das vendas de automóveis compactos de alta performance na Europa.

O Opel Performance Center (OPC), responsável, desde 1999, pelas versões desportivas da gama Opel, é um elemento-chave do perfil da marca.Incorpora elevados níveis de emoção e de paixão, design marcante e tecnologia de ponta.Os modelos com a sigla OPC posicionam-se na vanguarda das respectivas gamas.Entre os atuais modelos OPC contam-se o Corsa com 192 cv (210 cv na série Nürburgring Edition) e o Insignia OPC, disponível nas versões sedan de quatro portas e Sports Tourer, com 325 cv.

Características técnicas:

Motor

Astra OPC 2.0 Turbo
Classificação de emissões

Euro 5
Combustível

Gasolinasemchumbo, 98 ron
Número de cilindros

4
Cilindrada
cm³
1998
Potênciamáxima
cv (kW)
280 (206)

rpm
5500
BinárioMáximo
Nm
400

rpm
2500-4500
Depósito de combustível
litros
56
Transmissão


Manual, 6 velocidades


Performances


Velocidademáxima
km/h
250
Aceleração 0 – 100 km/h
s
6,0
Consumos e emissões


Emissões CO2 (misto)
g/km
189
Urbano
l/100 km
10,8
Extraurbano
l/100 km
6,5
Misto
l/100 km
8,1
Chassis


Eixodianteiro

Suspensãoindependente com HyperStrut
Eixotraseiro

Eixo de torção composto com ligação de Watt

NOTA: Todos os dados referem-se ao modelo base europeu com equipamento de série. Os dados de consumo segundo 1999/100/CE baseiam-se no peso em ordem de marcha do veículo conforme estipulado por esta regulamentação. O acréscimo de equipamento adicional poderá gerar consumos de combustível e emissões de CO2 superiores aos valores mencionados. Para além disso, podem aumentar o peso em ordem de marcha do veículo e, em alguns casos até, o peso bruto do veículo e cargas máximas admissíveis sobre os eixos, reduzindo assim a carga de reboque admissível. Tal poderá traduzir-se numa diminuição da velocidade máxima e num aumento do tempo de aceleração. As prestações mencionadas só são possíveis com o peso em ordem de marcha (automóvel vazio – sem condutor – com um peso de 200 kg).



Dimensões e pesos
Dimensões(mm)
Astra OPC
Comprimento
4466
Largura incluindo / excluindo espelhos retrovisores
2020 / 1840
Altura (veículovazio)
1482
Distância entre eixos
2695
Via dianteira
1584
Via traseira
1588
Diâmetro de viragem (m)

Entre paredes
11,4
Entre passeios
10,9
Dimensões da bagageira (mm)

Comprimento do piso até às costas do banco
855
Comprimento do piso com os bancos traseiros rebatidos
1617
Largura
980
Altura
768
Plano de carga
536
Altura da abertura da bagageira
512
Largura da abertura da bagageira
870-968
Capacidade da bagageira (l) (de acordo com ECIE)

Bagageira
380
Bagageira com bancos traseiros rebatidos, até ao topo das costas dos bancos dianteiros
765
Bagageira com bancos traseiros rebatidos, até ao tejadilho
1165
Pesos e cargas por eixo (kg)

Peso, incluindo condutor (norma 70/156/EEC)
1550
Peso Bruto
2045
Cargaadmissível
495
Carga máxima no eixo dianteiro
1140
Carga máxima no eixo traseiro
930
Carga máxima no tejadilho
100


Opel Astra OPC Extreme


O Astra OPC Extreme foi apresentado pela Opel no Salão Automóvel de Genebra de 2014.

O veículo tem genes das corridas e foi desenvolvido na pista mais exigente do mundo, o circuito grande de Nürburgring. Está equipado com um motor 2.0 Turbo que debita mais de 300cv de potência e integra vários componentes oriundos do seu ‘homólogo’ de competição do campeonato Opel Astra OPC Cup. O Astra OPC Extreme foi desenvolvido diretamente a partir da versão Cup e traz tecnologia das corridas para a estrada.

Sob o capot de fibra de carbono do Extreme encontra-se o motor de quatro cilindros mais potente jamais produzido pela Opel. A versão radical está equipada com uma caixa manual de seis velocidades e por um diferencial autoblocante. O OPC Extreme é 100 kg mais leve que o Astra OPC graças a vários componentes fabricados em fibra de carbono.

Graças à redução de peso alcançada, o Astra OPC Extreme é mais agil e tem um melhor comportamento dinâmico global. A melhoria na relação peso-potência permite ao Extreme curvar com mais precisão. As molas e os amortecedores da suspensão são reguláveis, tal como num automóvel de competição.

Também no que toca ao ‘design’, o Astra OPC Extreme vai além do Astra OPC. No lugar do banco traseiro está um arco de segurança (roll bar). O condutor e passageiro usufruem de ‘bacquets’ Recaro especiais e de cintos de segurança de seis apoios da Schroth. O volante é reforçado a carbono e forrado a camurça. Em várias secções da carroçaria, dentro e fora, surgem aplicações com a assinatura Opel Motorsport, como nas embaladeiras e no ‘spoiler’ dianteiro.