sábado, 22 de dezembro de 2012

Opel Astra J OPC 2012



Em 2012, o Opel Astra OPC eleva dinâmica ao expoente máximo



· - Motor 2.0 Turbo a gasolina com injeção direta e 280 cv de potência;
·  - 400 Nm de binário, 0-100 km/h em 6,0 segundos, velocidade máxima de 250 km/h;
 - Chassis exclusivo de alto desempenho com suspensão HiPerStrut e FlexRide;

- Diferencial autoblocante mecânico multidiscos optimiza a tração;
- Travões Brembo de baixo peso resistem melhor à temperatura e à fadiga;
- Bancos ‘bacquet’ com o prestigiado selo ergonómico "AGR”;
- Design OPC por fora e por dentro.

O potente Astra OPC de 280 cv vem completar a família de modelos OPC (Opel Performance Center), na qual se incluem também as versões de altas performances do Corsa e do Insignia.Dotado de um motor sobrealimentado de 2,0 litros, com injeção direta de gasolina, que debita um elevado binário de 400 Nm, o novo Astra OPC está apto a acelerar de zero a 100 km/h em apenas 6,0 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. Nunca um Astra foi tão veloz.

Este motor de quatro cilindros disponibiliza um binário máximo superior em 25 por cento face ao Astra OPC anterior, debitando, ao mesmo tempo, mais 40 cv de potência.Isto traduz-se na potência específica de 140 cv por litro – o valor mais elevado de qualquer motor a gasolina produzido pela Opel até hoje – por comparação com 120 cv do antecessor.O novo motor 2.0 Turbo baseia-se no mais recente propulsor de 2 litros a gasolina da Opel, com 250 cv, acrescentando-lhe 30 cv. Apesar disso, o consumo de combustível baixa 12 por cento e as emissões de CO2 sofrem uma redução de 14 por cento.As emissões de CO2 do Astra OPC baixaram para 189 g/km (antes eram de 221 g/km) e o consumo para 8,1 litros aos 100 quilómetros (anteriormente 9,2 l/100 km).



Os engenheiros da Opel desenvolveram um sistema de admissão totalmente novo destinado a conduzir a maior quantidade possível de ar até ao turbocompressor. Por seu turno, o sistema de escape foi optimizado ao nível do fluxo dos gases. O turbocompressor ganhou novos componentes para suportar maior pressão, com reflexos no aumento da durabilidade.

Chassis de elevado desempenho: FlexRide, HiPerStrut e diferencial autoblocante

A Opel concebeu para o novo Astra OPC um chassis de elevado desempenho, especialmente orientado para uma dinâmica em curva referencial, capaz de fazer jus ao potente motor de 280 cv e 400 Nm.O chassis integra diversos elementos decisivos para elevar o comportamento em estrada a patamares ainda mais altos:conjuntos mola/amortecedor com configuração especial HiPerStrut na suspensão dianteira, sistema FlexRide com amortecimento controlado eletronicamente, diferencial autoblocante mecânico multidiscos e travões Brembo de alta performance.

O sistema FlexRide permite modificar a pressão de funcionamento dos amortecedores, a resposta da assistência da direção e o curso do pedal do acelerador.É possível optar entre três modos diferentes, oferecendo cada um deles afinações e dinâmicas específicas.O modo ‘Standard’ está regulado para uma aplicação genérica, onde ganha preponderância o conforto para a maior parte das situações de condução quotidianas. Ao toque de um botão, o modo ‘Sport’ torna a suspensão mais ‘dura’ – a agilidade aumenta através da redução da inclinação da carroçaria – e a direção torna-se mais ‘direta’.Por seu turno, o modo ‘OPC’ eleva a dinâmica ao expoente máximo:a direção torna-se ainda menos assistida que no modo ‘Sport’, o acelerador passa a ter uma resposta mais rápida e as regulações de todos os componentes do chassis são orientadas para a obtenção do máximo desempenho.

As jantes de liga leve de 19”, que fazem parte do equipamento de série, acrescentam a necessária dinâmica desportiva ao Astra OPC.Para além disso, os engenheiros da Opel concentraram-se na afinação de base do chassis para ir ao encontro dos padrões OPC, dotando-o de molas, amortecedores e casquilhos específicos.

A transmissão do Astra OPC conta com um diferencial autoblocante mecânico multidiscos que assegura níveis de tração superiores.Este dispositivo, que incorpora vários discos de fricção, evita a ‘patinagem’ de rodas em curvas efetuadas sob aceleração forte.O diferencial assegura uma resposta progressiva e a transição adequada entre aceleração e desaceleração, eliminando, desta forma, influências nefastas na direção e na estabilidade da travagem.

O controlo de estabilidade ESP do Astra OPC possui três modos diferentes de operação que permitem ao condutor determinar o caráter mais ou menos desportivo e desafiante da sua condução.O primeiro é o modo ‘Standard’, que garante elevados níveis de segurança na condução do dia-a-dia, e o segundo é o modo ‘Competitivo’, no qual é aumentado o limiar de intervenção dos sistemas automáticos.O terceiro modo permite ao condutor desativar o ESP, sendo por isso conhecido como ‘ESP-off’.

O sistema de travagem do Astra OPC foi concebido para corresponder às características de alta performance do modelo, mesmo em utilização nos limites. Os engenheiros do Opel Performance Center recorreram a uma solução Brembo com servo-freio de 18”, com discos ventilados perfurados de 355x32 mm e pinças de quatro êmbolos à frente. O Astra OPC dispõe igualmente de pastilhas de travão de elevado desempenho. De uma maneira geral, a opção por travões Brembo traduz-se em maior resistência à temperatura em utilização intensa e melhor feedback em travagens prolongadas.

De acordo com a tradição OPC, o Astra mais rápido de sempre foi sujeito a duros testes no circuito grande (“Nordschleife”) de Nürburgring, na Alemanha.Todos os modelos OPC são testados e afinados no “Green Hell”, amplamente considerado como a pista de competição mais dura e exigente do mundo.A alcunha de “Green Hell” foi dada pelo piloto britânico JackieStewart.

Durante a fase de desenvolvimento, os modelos OPC têm de passar num teste de resistência de 10.000 quilómetros, a alta velocidade, nos 20,8 km do “Nordschleife”.Isto equivale a cerca de 180.000 quilómetros em estrada.Nestas condições extremas, é possível avaliar o automóvel para garantir a fiabilidade dos componentes e encontrar as melhores regulações para obter o máximo desempenho dinâmico.

Design expressivo

A carroçaria do Astra OPC exprime paixão por potência e velocidade.O habitáculo reflete o mesmo ambiente, com bancos dianteiros ‘bacquet’ de baixo peso, um volante especial com base plana, e o novo e inédito “PowerApp” para iPhone que permite ao condutor aceder a dezenas de dados em tempo real através da ligação à rede CAN-bus de transmissão de dados do automóvel. Os materiais de elevada qualidade e os elementos decorativos OPC exclusivos criam uma atmosfera simultaneamente desportiva e requintada.

Por comparação com o GTC, o Astra OPC possui uma estética mais agressiva graças aos volumosos pára-choques dianteiro e traseiro, às saias laterais, ao spoiler traseiro colocado no topo da tampa da mala e às duas saídas de escape de formato trapezoidal.Além das jantes de liga leve de 19 polegadas, que são de série, estão disponíveis jantes de 20".Os clientes que pretendam acrescentar um toque ainda mais arrojado ao Astra OPC poderão adquirir o Pack OPC.

O novo volante OPC, com base plana, inspirou-se na competição automóvel. Tem um diâmetro 10 mm mais pequeno que nos restantes membros da família Astra, tornando a direção com sensação ainda mais precisa e direta.As áreas onde assentam naturalmente os polegares das mãos do condutor foram reformuladas para otimizar a pega e oferecer melhor visibilidade dos instrumentos.

Os bancos desportivos ‘bacquet’, construídos com recurso à mais recente tecnologia, foram certificados pela AGR (“AktionGesunderRückene.V”), uma organização independente formada por especialistas em ergonomia.Os engenheiros do OPC recorreram a novas técnicas para reduzir o peso de cada banco, utilizando materiais leves na estrutura.



Os novos bancos dianteiros proporcionam uma posição de condução mais baixa e apoio lateral melhorado, oferecendo 18 possibilidades diferentes de regulação.Entre elas está o ajustamento pneumático dos flancos do banco, o que é inédito no segmento dos desportivos compactos de topo.

Palmarés invejáveis do emblema OPC

A mais recente geração Astra OPC sublinha de forma acentuada o potencial desportivo do Astra e o expoente técnico associado ao emblema OPC. Nos últimos sete anos foram vendidas mais de 15.000 unidades Astra OPC da anterior geração.A par do Corsa OPC, o Astra está entre os modelos OPC mais vendidos.A Opel prevê comercializar cerca de 10.000 unidades com o emblema OPC nos próximos 12 meses.Destas, cerca de metade serão Astra OPC, 3000 Corsas e as restantes serão Insignia. As vendas anuais de automóveis compactos com mais de 271 cv na Europa cifram-se em cerca de 14.000 unidades.Com base nestes números, a Opel espera alcançar uma quota de cerca de 30 por cento das vendas de automóveis compactos de alta performance na Europa.

O Opel Performance Center (OPC), responsável, desde 1999, pelas versões desportivas da gama Opel, é um elemento-chave do perfil da marca.Incorpora elevados níveis de emoção e de paixão, design marcante e tecnologia de ponta.Os modelos com a sigla OPC posicionam-se na vanguarda das respectivas gamas.Entre os atuais modelos OPC contam-se o Corsa com 192 cv (210 cv na série Nürburgring Edition) e o Insignia OPC, disponível nas versões sedan de quatro portas e Sports Tourer, com 325 cv.

Características técnicas:

Motor

Astra OPC 2.0 Turbo
Classificação de emissões

Euro 5
Combustível

Gasolinasemchumbo, 98 ron
Número de cilindros

4
Cilindrada
cm³
1998
Potênciamáxima
cv (kW)
280 (206)

rpm
5500
BinárioMáximo
Nm
400

rpm
2500-4500
Depósito de combustível
litros
56
Transmissão


Manual, 6 velocidades


Performances


Velocidademáxima
km/h
250
Aceleração 0 – 100 km/h
s
6,0
Consumos e emissões


Emissões CO2 (misto)
g/km
189
Urbano
l/100 km
10,8
Extraurbano
l/100 km
6,5
Misto
l/100 km
8,1
Chassis


Eixodianteiro

Suspensãoindependente com HyperStrut
Eixotraseiro

Eixo de torção composto com ligação de Watt

NOTA: Todos os dados referem-se ao modelo base europeu com equipamento de série. Os dados de consumo segundo 1999/100/CE baseiam-se no peso em ordem de marcha do veículo conforme estipulado por esta regulamentação. O acréscimo de equipamento adicional poderá gerar consumos de combustível e emissões de CO2 superiores aos valores mencionados. Para além disso, podem aumentar o peso em ordem de marcha do veículo e, em alguns casos até, o peso bruto do veículo e cargas máximas admissíveis sobre os eixos, reduzindo assim a carga de reboque admissível. Tal poderá traduzir-se numa diminuição da velocidade máxima e num aumento do tempo de aceleração. As prestações mencionadas só são possíveis com o peso em ordem de marcha (automóvel vazio – sem condutor – com um peso de 200 kg).



Dimensões e pesos
Dimensões(mm)
Astra OPC
Comprimento
4466
Largura incluindo / excluindo espelhos retrovisores
2020 / 1840
Altura (veículovazio)
1482
Distância entre eixos
2695
Via dianteira
1584
Via traseira
1588
Diâmetro de viragem (m)

Entre paredes
11,4
Entre passeios
10,9
Dimensões da bagageira (mm)

Comprimento do piso até às costas do banco
855
Comprimento do piso com os bancos traseiros rebatidos
1617
Largura
980
Altura
768
Plano de carga
536
Altura da abertura da bagageira
512
Largura da abertura da bagageira
870-968
Capacidade da bagageira (l) (de acordo com ECIE)

Bagageira
380
Bagageira com bancos traseiros rebatidos, até ao topo das costas dos bancos dianteiros
765
Bagageira com bancos traseiros rebatidos, até ao tejadilho
1165
Pesos e cargas por eixo (kg)

Peso, incluindo condutor (norma 70/156/EEC)
1550
Peso Bruto
2045
Cargaadmissível
495
Carga máxima no eixo dianteiro
1140
Carga máxima no eixo traseiro
930
Carga máxima no tejadilho
100


Opel Astra OPC Extreme


O Astra OPC Extreme foi apresentado pela Opel no Salão Automóvel de Genebra de 2014.

O veículo tem genes das corridas e foi desenvolvido na pista mais exigente do mundo, o circuito grande de Nürburgring. Está equipado com um motor 2.0 Turbo que debita mais de 300cv de potência e integra vários componentes oriundos do seu ‘homólogo’ de competição do campeonato Opel Astra OPC Cup. O Astra OPC Extreme foi desenvolvido diretamente a partir da versão Cup e traz tecnologia das corridas para a estrada.

Sob o capot de fibra de carbono do Extreme encontra-se o motor de quatro cilindros mais potente jamais produzido pela Opel. A versão radical está equipada com uma caixa manual de seis velocidades e por um diferencial autoblocante. O OPC Extreme é 100 kg mais leve que o Astra OPC graças a vários componentes fabricados em fibra de carbono.

Graças à redução de peso alcançada, o Astra OPC Extreme é mais agil e tem um melhor comportamento dinâmico global. A melhoria na relação peso-potência permite ao Extreme curvar com mais precisão. As molas e os amortecedores da suspensão são reguláveis, tal como num automóvel de competição.

Também no que toca ao ‘design’, o Astra OPC Extreme vai além do Astra OPC. No lugar do banco traseiro está um arco de segurança (roll bar). O condutor e passageiro usufruem de ‘bacquets’ Recaro especiais e de cintos de segurança de seis apoios da Schroth. O volante é reforçado a carbono e forrado a camurça. Em várias secções da carroçaria, dentro e fora, surgem aplicações com a assinatura Opel Motorsport, como nas embaladeiras e no ‘spoiler’ dianteiro.






 

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